Criar uma Loja Virtual Grátis




CORPUS CHRISTI
CORPUS CHRISTI

 

Paróquia do Senhor Bom Jesus do Remédios

Corpus Christi: O nome vem do Latim e significa Corpo de Cristo que é a Hóstia Consagrada. Hóstia Consagrada é o alimento para o nosso corpo e remédio para nossa alma que recebemos na comunhão.
A solenidade de Corpus Christi acontece numa quinta-feira, em recordação à Quinta´feira Santa, quando durante a Última Ceia com seus Apóstolos, Jesus mandou que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue, pois a minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida....( Jo 6, 54-59)

No dia de Corpus Christi, os cristãos enfeitam as ruas formando um tapete desenhado para que o Sacerdote caminhe sobre ele levando o Santíssimo Sacramento. acompanhado pelos fiéis em procissão.
Jesus instituiu a Eucaristia na Quinta -feira Santa. Mas , nós não podemos comemorar a festa do Corpo de Cristo nesse dia, porque estamos tristes relembrando a Paixão e Morte de Jesus. Por isso, a Igreja reservou a primeira quinta-feira após o Domingo de Pentecostes, para a solenidade da festa de Corpus Christi. A Eucaristia acontece na missa, na hora da Consagração. A Hóstia se torna o Corpo de Cristo . A Consagração de dá quando o sacerdote diz: " Na verdade, ó Pai, Vós sois fonte de vida e santidade, Santificai estas oferendas( o pão e o vinho), derramando sobre elas o vosso Espírito Santo, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo , vosso Filho e Senhor nosso". Nesse momento, o pão de torna Corpo de Cristo e o vinho Seu Sangue. A festa de Corpus Christi nos lembra o grande dom de Deus que é a Eucaristia e que ,Nela, Jesus está vivo no meio de nós.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração do Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a celebração, o sacerdote consagra duas hóstias: Uma é consumida, e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.