Criar uma Loja Virtual Grátis




Do sentimento da Despedida a Alegria da Chegada
Do sentimento da Despedida a Alegria da Chegada

padres

 

 

A PALAVRA – Evangelho: Lucas 10, 1-12.17-20

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Naquele tempo,1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. 10Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: 11Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. 12Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma. 17Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome! 18Jesus disse-lhes: Vi Satanás cair do céu como um raio. 19Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus. – Palavra da salvação.

 

A MENSAGEM

 

O Concilio Vaticano II no Decreto Apostolicam actuositatem, recorda-nos que desde o Batismo cada cristão é chamado por Cristo para cumprir uma missão. A Igreja, em nome do Senhor, “por isso, o sagrado Concílio pede instantemente no Senhor a todos os leigos que respondam com decisão de vontade, ânimo generoso e disponibilidade de coração à voz de Cristo, que nesta hora os convida com maior insistência, e ao impulso do Espírito Santo. Os mais novos tomem como dirigido a si de modo particular este chamamento, e recebam-no com alegria e magnanimidade. Com efeito, é o próprio Senhor que, por meio deste sagrado Concílio, mais uma vez convida todos os leigos a que se unam a Ele cada vez mais intimamente, e sentindo como próprio o que é d’Ele (cfr. Fil. 2,5), se associe à Sua missão salvadora. É Ele quem de novo os envia a todas as cidades e lugares aonde há-de chegar (cfr. Lc. 10,1); para que, nas diversas formas e modalidades do apostolado único da Igreja, se tornem verdadeiros cooperadores de Cristo, trabalhando sempre na obra do Senhor com plena consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor (cfr. 1 Cor. 15,28)” (n.33). Cristo quer infundir em seus discípulos a audácia apostólica; por isso diz: “Eu vos envio”.

 

Passado o sentimento de despedida podemos fazer uma analise mais profunda sobra a saída do Pe. Francisco em mais de 15 anos de Missão em Nossa Paróquia que tem como Padroeiro o Senhor Bom Jesus dos Remédios, foi um Padre que tentou mesmo com seu jeito aproximar a Igreja do povo transformou a nossa igreja em uma igreja missionária, logo quando chegou tenhamos os seguintes grupos: Coroinhas, Apostolado da Oração, Curso de preparação para noivos e batizados, catequese, Focolares, ministros de Eucaristia, Mãe Rainha, salve engano, depois foram criados os seguintes grupos e serviços e pastorais: São Camilo, Perseverança, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral de Acolhida,  O Terço dos Homens, COMIPA, Conselho Missionários Paroquial, Cursilho Jovem e encontros realizados nos Domicílios para vivenciar a campanha da fraternidade, Novena de Nossa Senhora Aparecida e Novena de Natal, Missas realizadas nas casas das Pessoas, Criação de Capelas como exemplo citamos a mais recente no Bairro Santa Tereza a capela de São Sebastião.

Vendo este aspecto podemos dizer que estamos no caminho certo no como pede  O Concilio Vaticano II no Decreto Apostolicam actuositatem (recorda-nos que desde o Batismo cada cristão é chamado por Cristo para cumprir uma missão), portanto o que podemos dizer é muito abrigado meu Deus por todos estes membros dedicados a sua vinha, e abençoe o seu Filho Pe. Francisco na sua nova missão.

Com a chegada no novo Padre, o Pe. Cícero Felix, novos horizontes, novas mudanças, grupos solidificados, não devemos ter medo de mudança não podemos cair no pecado de sermos seguidores de Padre com todos respeitos a todos mas nós temos que servir a Deus e seguir a Jesus Cristo, assim quando virem as mudanças não iremos extrair pois o nosso Deus é o mesmo apenas o que via mudar é a forma de como realizamos os nossos serviços pois o nosso orientador espiritual é quem vai nos conduzir, pois tanto depois dos ânimos baixarem e ver que a quantidade de paroquianos não mudou o que podemos dizer é Deus é Perfeito.

 

 

 

                                                                     Harley Sóstenes cds.